quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Tortinhas e guardanapos doces

Foi esta a receitinha que fiz para festejar o dia dos namorados na companhia do meu marido e da minha filhota. 
Uma ideia bem simples e fácil de fazer. Além de que, fica maravilhosa! 
guardanapos docesguardanapos e tortinhas

º45 min            Fácil    12 porções
INGREDIENTES

Massa:
6 ovos
200 g de açúcar
160 g de farinha
2 colher de sobremesa de fermento
Creme Pasteleiro: 
1/2 litro de leite
2 ovos
60g de açúcar
1 colher de sopa açúcar baunilhado
30-35g de amido de milho 

PREPARAÇÃO  


Creme Pasteleiro: 
1- Aquecer o leite com o açúcar baunilhado (reservar um pouquinho de leite). 


2- Bater os ovos com o açúcar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Juntar a farinha, em chuva, e o leite que reservou e mexer bem. Acrescentar o leite quente sem parar de bater.


3- Levar este preparado ao lume até engrossar, sem parar de mexer. Quando obter um creme grosso e homogéneo retirar do lume e se necessário bater um pouco com a batedeira eléctrica para ficar um creme mais leve e fofo. 

4- Colocar num recipiente e tapar com película aderente em contacto com o creme, isto é, mesmo pousado em cima do creme. Deixar arrefecer. 

Massa:
1- Bater os ovos com o açúcar até obter um creme claro e espumoso.

2- Acrescentar a farinha e o fermento e misturar bem.


3- Forrar dois tabuleiros (divida a massa pelos dois ou faça duas vezes metade da receita) de 30x24cm com papel vegetal untado com margarina e dispor a massa sobre ele, alisando-a para formar uma camada fina.


4- Levar a cozer, 
cada tabuleiro, na parte central do forno, durante aproximadamente 8-10 minutos, a 150ºC, e mais uns 3 a 5 minutos a 180ºC, para dourar a parte de cima.

5- Depois de cozido retirar do forno e desenformar sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar. Retirar o papel vegetal com muito cuidado.

6- Barrar a massa com o creme de pasteleiro, pouco, e alisar bem com uma faca ou espátula. Polvilhar com canela (opcional). Em seguida cortar a massa em quadrados iguais e perfeitos (atenção que se não ficarem mesmo quadrados os guardanapos não ficam iguais aos de compra). Para fazer os guardanapos dobrar o quadrado de massa formando um triângulo. Para fazer as tortinhas basta enrolar o quadrado de massa. 




Sem comentários:

Enviar um comentário